Finalistas

Finalistas Prêmio ODS SC 2023

Após dois meses de classificação e avaliação dos projetos inscritos na 4ª edição do Prêmio ODS SC, chegamos aos finalistas em cada uma das 6 categorias do Prêmio

Abaixo você vai conhecer cada um dos finalistas.

Você pode rolar a página ou clicar na sua categoria

Categoria Empresa Pública ou Privada

Projeto Composta CGT Eletrosul – Energia que transforma

Signatário: CGT Eletrosul

O projeto visa a redução de resíduos enviados ao aterro e a consequente diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa. Como benefícios temos a valorização dos resíduos orgânicos com a reintrodução na cadeia produtiva, por meio da produção de adubo; a doação dos itens cultivados a instituições parceiras; e a conscientização ambiental da comunidade e empregados.

Projeto Conexxão Jovem

Signatário: Grupo Nexxees

O projeto surgiu em 2018 com objetivo de desenvolver a educação empreendedora com foco no empoderamento e protagonismo juvenil em escolas públicas, por meio da busca de soluções a problemas da comunidade ou escola, conectando soluções que busquem alcançar os ODS, passando por formação em empreendedorismo, construção de projeto, defesa da proposta, e a equipe vencedora tem a ideia implantada. Mais de 750 alunos do fundamental II participaram, atingindo 7 escolas de Florianópolis.

Projeto Ritmando: Colocando a vida no ritmo

Signatário: Latina Têxtil

O projeto visa o desenvolvimento infantil por meio da música e atividades lúdicas para trabalhar aspectos como cognição, raciocínio, memória e a socialização de crianças, podendo ser inclusive utilizado como terapia para crianças com transtorno do espectro autista e déficit de atenção. A Metodologia foi desenvolvida pela Escola de Música Hanir, a diretora da Latina Têxtil Jaqueline Jativa ao conhecer o projeto, identificou o impacto positivo e propôs sua realização dentro da empresa considerando um dos propósitos da empresa ser “pessoas”, tendo os filhos dos nossos colaboradores como público, não apenas para crianças com algum diagnóstico, mas para todos aqueles que tivessem interesse, já que os impactos do projeto são positivos para todas as crianças, mesmo as que não tem nenhum tipo de diagnóstico.

Categoria Instituição de Ensino

Projeto Caminho Curto: caminhos para a cidadania com vivências de ensino, pesquisa e extensão

Signatário: Univille – Fundação Universidade da Região de Joinville

Caminho Curto: caminhos para a cidadania é um projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas com a comunidade remanescente quilombola Beco do Caminho Curto, localizada em Joinville (SC) e realizado pela Univille. Desenvolvido desde 2018, com o objetivo de promover educação de qualidade, promoção da saúde e prevenção de doenças, fortalecer a cultura da paz e avançar na conquista de direitos, desde o reconhecimento da terra até o direito à memória e a dignidade humana.

Projeto Empreendedorismo e Plano de Negócios

Signatário: Unesc – Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina

O projeto visa desenvolver atividades de extensão universitária estimulando jovens e adolescentes do Bairro da Juventude na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora. Iniciou as atividades no ano de 2011 e permanece até os dias de hoje atuando nos cursos do Centro de Educação Profissional (CEP) do Bairro da Juventude, tendo capacitado, ao longo dos 12 anos, mais de 700 jovens e adolescentes com ações direcionadas à capacitação no desenvolvimento de competências e do espírito empreendedor, como também na disseminação da cultura empreendedora por meio de oficinas realizadas quinzenalmente.

Projeto Playground da Matemática

Signatário: Centro de Ciências Tecnológicas – Udesc Joinville

O projeto visa propiciar o desenvolvimento educacional de matemática e ciências entre professores, acadêmicos e comunidade externa num sistema de parcerias de mão dupla. Este programa, criado em 2014, compõe-se de cinco ações: A Matemática na Educação Infantil; Profissão Professor; Materiais didático-pedagógicos de inclusão; FormaAção Continuada; A Matemática e seus Biomas. A cada ano seu público alvo estimado é em média 658 pessoas.

Categoria Organização da Sociedade Civil

Projeto Educação e Meio Ambiente

Signatário: Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas

O projeto atendeu 1600 crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade com foco na disseminação dos ODS’S por meio da instalação de cinco biodigestores com tecnologia inovadora para transformação de resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante, gerando energia renovável, acessível e limpa, contribuindo no impacto econômico de quatro famílias e da organização, proporcionando aprendizados e práticas relacionadas a Educação Ambiental aos beneficiários, suas famílias e colaboradores.

Projeto Sistema Alternativo Comunitário e Sustentável de Abastecimento de Água do CODEN

Signatário: Coden – Conselho Comunitário da Costa de Dentro

Com foco no abastecimento de água potável, o projeto transformou desafios em oportunidades sustentáveis, promovendo a melhoria da qualidade de vida local, a preservação ambiental e a conscientização sobre ações comunitárias. O sistema engloba uma série de estratégias inovadoras, incluindo a implementação de hidrômetros residenciais, uso de um aplicativo para gestão financeira e faturamento com mensagens educativas sobre uso racional da água. Além disso, a energia solar fotovoltaica foi adotada para reduzir significativamente o consumo elétrico e as emissões de carbono, contribuindo diretamente para os ODS relacionados a energia limpa e acesso à água potável.

Projeto Technovation Girls Florianópolis

Signatário: Associação de Promoção da Diversidade e Inclusão – CORALI

O projeto visa Inspirar e empoderar meninas a se tornarem líderes, criadoras e solucionadoras de problemas através da tecnologia, do empreendedorismo e conexão com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. No decorrer do ano organizamos ações educativas para que entre fevereiro e abril, meninas entre 13 e 18 anos estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis participem do desafio mundial Technovation Girls Challenge, desenvolvendo aplicativos para dispositivos móveis visando a solução de problemas reais, alinhados aos ODS.

Categoria Organização de Classe

Projeto Bibliotecas catarinenses unidas por um Mundo melhor

Signatário: ACB – Associação Catarinense de Bibliotecários

O projeto tem como objetivo promover a Agenda 2030, por meio do acesso à informação, cultura, conhecimento e educação e a integração, colaboração e fortalecimento das bibliotecas presentes em todo o estado de Santa Catarina. A iniciativa busca incentivar a leitura, disseminar informações relevantes e desenvolver a consciência cidadã nas comunidades locais, empoderando-as para transformar vidas, visando contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo, inclusivo, equânime e sustentável

Projeto Mesa Brasil SESC

Signatário: SESC – Serviço Social do Comércio de Santa Catarina

O Mesa Brasil é a rede de Bancos de Alimentos do Sesc, que todos os dias, desde 2003, coleta alimentos onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para a segurança alimentar, para a redução do desperdício, e para o desenvolvimento de projetos sociais que ampliam o acesso à saúde, educação, cultura, lazer e assistência social. Nós acreditamos que a alimentação vem primeiro, pois a fome não espera. Sobre o desperdício? Nós acreditamos que lugar de comida é nas mesas, e essa é a nossa missão.

Categoria Pessoa Física

Projeto Comunidade Pico do Atalaia: Mobilização Social, Cidadania e Sustentabilidade

Signatário: Lyson Roberto de Souza

A Comunidade Pico do Atalaia conviveu por décadas com a precariedade do acesso, com esgoto céu aberto, com acumulo de lixo e com a falta de dignidade. Em 2020 a mobilização social entorno das problemáticas que afetavam a vida dos moradores resultou em uma verdadeira transformação, re- significando o protagonismo comunitário e o sentimento de pertencimento da comunidade, resgatando a cidadania e promovendo a sustentabilidade; com o lema “Juntos somos mais fortes”, por um mundo melhor para todos.

Projeto Joinville Sem Assédio

Signatário: Cassiano Gonçalves Ucker

O projeto propõe que estabelecimentos como bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis de Joinville ofereçam auxílio e proteção à mulher em situação de risco de assédio, importunação ou violência. Os funcionários dos locais que aderiram receberam treinamento da Polícia Civil e da Polícia Científica para saber como agir em cada situação. Também foi elaborada uma cartilha. Cartazes no banheiro dos locais possuem um drink ([código) e também um QRCode para a vítima pedir ajuda pelo whatsapp.

Projeto NAVI – Embarque nessa Diversão: Jogos Digitais na Educação e na Saúde

Signatário: Marcelo da Silva Hounsell

O NAVI – Núcleo de Aplicações Visuais – visa divulgar, fomentar, capacitar, apoiar e valorizar iniciativas relacionadas ao uso de jogos digitais nas diversas atividades profissionais, em especial aquelas voltados para a educação (incluindo a Especial) e para a saúde. A “nova mídia” dos jogos digitais é uma forma agradável, divertida e muito produtiva de capacitar, disseminar conhecimento, promover a saúde e o desenvolvimento social. E, as crianças e adolescentes hoje em dia estão acostumadas e demandantes deste tipo de abordagem. Então, o NAVI visa promover os ODSs 3 e 4 por meio do fomento da capacitação de profissionais da saúde e da educação no uso de Jogos Digitais e também, fomento do conhecimento técnico para produzir mais recursos desse tipo.

Categoria Poder Público

Projeto de Educação Alimentar e Nutricional

Signatário: Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau

O projeto foi pensado e desenvolvido priorizando indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica e social, com o intuito de informar, refletir, sensibilizar e orientar acerca da construção de hábitos saudáveis, influência do ambiente alimentar contemporâneo e seus desafios, valorização das diferentes expressões da cultura alimentar, a produção e consumo sustentável de alimentos, a redução do desperdício, o fortalecimento de hábitos regionais, o estímulo à uma consciência ambiental e o desenvolvimento do autocuidado, autoconhecimento, resgate dos valores humanos, autonomia e protagonismo através de Oficinas e Ações na perspectiva de Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), a soberania alimentar e à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

Projeto Hortas Solidárias Urbanas

Signatário: Prefeitura Municipal de São José

O programa nasceu da necessidade de estancar a realidade negativa de diversas áreas públicas que eram foco de descarte de lixo, e do sonho de algumas lideranças comunitárias de transformar essas áreas ociosas, em espaços que proporcionassem qualidade de vida e alimentação saudável aos participantes. Para que esse sonho se realizasse, o Município norteou as ações do Programa como incentivador ao conceder, através de cessão de uso dessas áreas, o preparo dos terrenos e seu cercamento, o paisagismo e a mão de obra necessária para a implantação das unidades. 

Projeto UPR/SBS: Economia Circular na Prática

Signatário: SAMAE de São Bento do Sul

As ações desenvolvidas no âmbito da Usina de Processamento de Resíduos – UPR promovem o processamento dos resíduos sólidos recolhidos por meio da coleta de lixo comum no município de São Bento do Sul em atendimento a preceitos da Lei n. 12.305/2010 (Brasil, 2010). Tal processamento envolve a separação de materiais que podem ser destinados à reciclagem. O material orgânico é encaminhado por meio de mecanismo específico para o biodigestor e o restante do material é encaminhado para que seja prensado com calor em torno de 140°C para confecção de peças como meio-fio, pavers, tubos e quaisquer outros que a autarquia tenha a disponibilidade de moldes para essa finalidade.

Realização

Parceiro Estratégico

Produção